segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Hipócrates, o Primeiro Médico


Hipócrates (à direita) foi um intelectual Grego que se dedicou a estudar a biologia e a anatomia. Ele atacava ferozmente as superstições e foi o primeiro estudioso a tratar o estudo das doenças como ciência. Devido aos seus estudos e seu legado é considerado o Pai da Medicina, o Primeiro Médico. É atribuído a ele o juramento (traduzido para todas as línguas) feito pelos médicos na ocasião da sua formatura:“Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio,Hígia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; (…) Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. (…) Conservarei imaculada minha vida e minha arte. (…) Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, que o contrário aconteça.” – Hipócrates (460.a.c – 377.a.c. – Tessália – Grécia)






Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/carreira-medicina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste blog?