Símbolo e História da Profissão

Símbolo da Medicina


  O símbolo da medicina é representado por um cedro donde duas cobras estão envolvidas. É conhecido pelo nome “Caduceu de Mercúrio”, uma vez que Hermes ou Mercúrio, o mensageiro dos deuses greco-romano, carregava um caduceu alado que simbolizava a harmonia e o equilíbrio.
simbolo-medicina-1_xl.png
  Entretanto, há controvérsias quanto sua origem ou associação simbólica, de maneira que o símbolo da medicina pode estar relacionado também com Asclépio ou Esculápio, o Deus greco-romano da medicina. Importante notar que a cobra, animal que troca sua pele, significa, no caduceu a renovação, a cura, o renascimento, posto que envolvida no bastão (cedro) que representa o centro do mundo, a serpente está associada com a imagem de sabedoria, visto que tanto pode ser remédio como "veneno", ou seja, ela possui o poder de curar ou de matar.
  Nesse ínterim, para os gregos as cobras eram animais sagrados, símbolos do renascimento e da renovação; e, por isso, eram usadas nos rituais de cura a fim de para honrar o deus da medicina: Asclepius.

Fonte  http://www.dicionariodesimbolos.com.br/simbolo-medicina/


__________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste blog?