segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ivo Pitanguy

 "A busca da cirurgia plástica emana de uma finalidade transcendente. É a tentativa de harmonização do corpo com o espírito, da emoção com o racional, visando estabelecer um equilíbrio que permita ao indivíduo sentir-se em harmonia com sua própria imagem e com o universo que o cerca". Professor Ivo Pitanguy.

  Ivo Pitanguy é mineiro de Belo Horizonte. Começou a cursar medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e formou-se pela Faculdade de Medicina do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante a infância e a adolescência, sua paixão eram os livros, a pintura, a poesia, a natureza e o esporte. A paixão pelas artes Pitanguy herdou da mãe, Maria Stael Jardim de Campos Pitanguy, uma mulher sensível e culta, que lhe deu quatro irmãos: Ivan, Ivette, Yeda Lúcia e Jacqueline. A vocação pela medicina só surgiu após o término dos estudos secundários, por influência do pai, o cirurgião-geral Antônio de Campos Pitanguy.
Primeiras influências
“A Medicina dá a satisfação de ser útil. O médico traz a esperança”, dizia Antônio de Campos Pitanguy. Movido por este desejo de “triunfar sobre a doença”, Ivo Pitanguy começou a traçar o próprio destino. O primeiro passo foi o curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais e depois a Faculdade de Medicina do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se formou no final da década de 40.

A arte de viver

  Assim como a anatomia, fisiologia, bioquímica e outras matérias básicas da profissão, sua visão humanística e a procura por conhecimento de forma abrangente foram fundamentais para sua formação como médico. Uma amorosa base familiar e a sólida amizade da turma de Belo Horizonte, como Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Hélio Pellegrino, moldaram os alicerces de uma personalidade marcada pelo prazer do convívio com seus semelhantes e por uma curiosidade permanente. "A vida me ensina a cada dia. Acho que o triste de morrer é parar de sentir esta vontade de sempre conhecer um pouco mais. Procuro harmonizar minha vida entre cirurgias, aulas e conferências, sem abrir mão do prazer de viver", diz.

Instituto Ivo Pitanguy

  O Instituto Ivo Pitanguy é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade o ensino, a pesquisa, a divulgação da cirurgia plástica, assim como a prestação de assistência médica na especialidade para a população de baixa renda. Antigo CEIP – Centro de Estudos Ivo Pitanguy, o Instituto foi fundado em 1975 pelo Professor Ivo Pitanguy.


Fonte:http://www.pitanguy.com.br/professor_biografia.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste blog?